Orgias Literárias da Tribo (OLT) é a única coletânea no Brasil onde você encontra pelo menos um autor representando cada segmento LGBT. Organizada pelo escritor e bacharel em psicologia Fabrício Viana, o livro possui 10 autores fantásticos que discutem em contos, crônicas e poemas os desafios da população LGBT.
Um pouco sobre a abordagem de cada escritor.
Marina discute sobre a transição de gênero em textos reveladores e deliciosos. É uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre esse processo, seus desafios e os sentimentos que isso acarreta.
"...A partir daquele momento eu não seria mais uma personagem de mim mesma, e sim Marina, eu mesma, com meus questionamentos e minhas aspirações"
Caio conversa sobre o amor gay de forma delicada e tocante. Através de seus olhos acompanhamos uma história emocionante entre dois apaixonados.
"Suba nessa pedra e jogue-o ao vento, para que caia no mar e as águas o levem para bem longe. Vou fazer o mesmo... Assim, nosso amor ficará perdido na imensidão do mar, onde ninguém poderá jamais encontrá-lo"
Karina nos mostra que mesmo o amor maduro entre duas mulheres pode trazer uma ansiedade juvenil, afinal diante desse sentimento, todos somos ainda crianças.
"Quando penso na voz dela, quando sonho com ela, quando desejo estar com ela, me sinto mulher, mas quando estamos ao telefone me sinto uma criança diante do algodão doce, feliz, imaginando que tenho nas mãos uma nuvem. Consigo até flutuar, quase toco o céu, este céu que é feito de estrelas de açúcar de cristal"
Dono de toda a sagacidade de um observador e agente consciente na sociedade, Oliver construiu textos que são um deleite de humor, crítica e reflexão sobre o universo gay.
"Talvez eu sonhe demais, talvez eu seja muito egocêntrico, talvez eu chore menos do que deveria, talvez eu sorria mais do que devo, talvez eu erre, peque, julgue, brigue, abrigue, me dê, me venda, me julgue mais do que posso. Talvez"
O amor nos faz fortes, aventureiros e ousados. Assim são as personagens do conto de Laris, duas mulheres que se entregam aos desejos e paixões sem medo da hipócrita sociedade que nos cerca.
"Encostei-a no azulejo branco e frio da parede, beijando-lhe o pescoço, embriagando-me com o cheiro do seu perfume. Pela primeira vez senti o gosto adocicado daqueles lábios macios, que me beijavam com urgência"
A hipocrisia de uma sociedade que permite tudo, desde que as escondidas, é explorada no conto de Evertton. Um mundo feio, escondido sobre a futilidade da beleza transitória.
"Aquelas belas palavras, saindo da boca de um homem belo, fariam qualquer um acreditar. Sempre queremos acreditar em príncipes encantados, e, quando um sapo finge ser príncipe, nos encantamos. Principalmente se esse sapo tiver cara de príncipe"
Entre a autobiografia e a ficção, Paula apresenta o universo gay aos leitores navegando entre um guia prático e uma conversa amistosa de ajuda e aceitação no tortuoso caminho da descoberta da sexualidade.
"Eu a pedi em casamento em um verão. E dentro de mim nunca mais houve outra estação"
O famoso armário é revirado neste conto de Heller, desde sua construção até os monstros que nele moram e podem sair revoltosos quando provocados.
"Você também é viado, Paulo! Vive nesse conto de fadas mentiroso, mas no fundo você quer mesmo é uma piroca, você gosta de homem..."
Estar em sua própria companhia, e somente com ela, nem sempre é fácil. É o convívio com a solidão o tema principal das histórias de Meggie neste obra.
"Ninfeta tem gosto de leite. Mas gosto de ferver e misturar um pouco, só para sentir depois o gosto de café bem passado"
A poética obra de Raphael vem nos apresentar dois lados de uma mesma moeda: um narra a cura gay, da defesa ao repudio que o próprio autor experimentou; o outro nos apresenta os conflitos gays em poemas de fazerem os olhos brilharem.
"Dia de recolher os pedaços que ficaram pelo chão
Caminhei como vidro, ainda que trincado,
por muito tempo.
Agora sou um caco..."
Um pouco sobre os escritores e participantes
Paulistano, da noite e que ama o sol. Gosta de escrever desde sempre.
Karina é autora de dois livros, participou da primeira antologia de literatura lésbica da América Latina.
Escreve contos sobre o dia a dia, as paixões, os amores e os sentimentos, especialmente sobre as mulheres.
Marina. Nome relacionado ao mar. Mar que tudo vê e que a todos acolhe.
Vive em São Paulo desde 2004. É formada em Letras e atua como redatora e revisora.
Caminho entre a loucura e a lucidez para poder sobreviver nesse mundo de loucos.
Estudante de psicologia apaixonada por séries e livros. Uma contradição ambulante de timidez e espontaneidade.
Um tragicômico. Um Narciso altruísta. Um mistério claro. Um quieto megafone.
Autor especialmente convidado para falar sobre o mercado literário voltado ao público LGBT
Autor de dois livros com temática LGBT, foi o organizador deste projeto.
Este livro reuniu 10 escritores inéditos, representando pelo menos cada uma das letras em LGBT, para falar sobre os dilemas, desafios e sentimentos que passamos em nossas vidas.
Em contos, crônicas, poemas e até textos autobiográficos, vemos a exploração do universo LGBT como em nenhum outro projeto literário no Brasil até hoje.
Venha participar dessa orgia literária, onde formatos diversos encontram sentimentos múltiplos para tirar do armário nossa identidade e cultura.
Algumas dúvidas que você pode ter:
Além da diversidade das histórias, que vão do emocionante ao humorísitico, esta é uma excelente obra para você aprender mais sobre a cultura gay, para o autoconhecimento e para um bom entretenimento.
São dez escritores LGBTs inéditos representando cada letra da sigla LGBT falando sobre os desafios, sentimentos e nossas conquistas.
Cada autor traz uma bagagem diferente construida por caminhos diversos, experiências multiplas e alguns bons desafios.
:
Orgias Literárias da Tribo. Não deixe o nome assustar os mais puritanos. A coletânea de textos LGBT foi organizada pelo escritor Fabricio Viana e publicada pela Editora Orgástica, em 2014. Não se tratam de textos eróticos, como é possível pensar num primeiro momento. O livro traz textos sobre os cotidianos, desejos e sentimentos de 10 autores gays, lésbicas e trans, de São Paulo. Crônicas, poemas, contos, conselhos, desabafos, experiências engraçadas e desencontros.
Uma ótima leitura, que agradará todos os públicos e dá uma ideia da maravilhosa diversidade do mundo colorido.